Indivíduos que ingerem mais de 3 porções de nozes, castanhas e amêndoas por semana se beneficiam de redução de 55% de risco de doença cardiovascular, e40% de risco de câncer
Isso, de acordo com estudo publicado no periódico BMC Medicine, pesquisadores realizaram na Espanha estudo que incluiu mais de 7000 pessoas com idade entre 55 e 90 anos.
Nesse estudo, os indivíduos que se beneficiaram da redução de risco foram expostos à dieta mediterrânea suplementada por castanhas e azeite de oliva, em comparação a indivíduos que seguiram uma dieta exclusivamente pobre em gordura.
Especula-se que os nutrientes presente especialmente nas nozes possivelmente relacionados a redução de risco cardiovascular e de mortalidade por câncer sejam o ácido alfa-linoleico, o cálcio, o magnésio e propriamente a fibra presente no alimento.
Variáveis confundidoras presente nesse estudo podem ser o maior índice de atividade física, o menor índice de massa corpórea e outros hábitos de vida saudáveis mais frequentemente verificados entre os indivíduos que seguem dieta mediterrânea e a maior ingesta de nozes, castanhas e azeite.